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Secretaria lança guia Saresp 2009

Material será divulgado nesta quarta-feira (13/5) no site da Educação

A Secretaria de Estado da Educação lança nesta quarta-feira (13/5) um guia sobre o Saresp 2009 com informações específicas às redes municipais e privadas de ensino e o passo a passo para adesão à avaliação estadual dos alunos.

Todos os procedimentos e prazos a serem cumpridos estarão disponíveis em um link no site da Secretaria www.educacao.sp.gov.br O material ainda traz ainda a resolução e o decreto sobre a avaliação, além de informações e da documentação que as redes (municipais e particulares) devem apresentar.

As provas do Saresp acontecem entre os dias 10 e 12 de novembro. Os resultados das avaliações implicam diretamente no Idesp (para as escolas estaduais), índice estipulado para cada escola do governo do Estado que calcula o bônus dos professores da rede.

O exame é aplicado aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos.

As disciplinas avaliadas no Saresp são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação. A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série (veja quadro abaixo). Só na rede estadual, o Saresp deve atingir cerca de 2 milhões de alunos em 5.300 escolas. O prazo para adesão termina em 30 de junho. Até 15 de julho é necessário enviar o termo de adesão, pelo correio, para a FDE (Fundação para o Desenvolvimento para a Educação), conforme orientações que estarão na página da Secretaria. As escolas municipais que aderirem ao exame terão seus custos pagos pelo governo do Estado.

Como será a aplicação do Saresp

10/11
2ª série do EF - Língua Portuguesa
4ª, 6ª, 8ª séries do EF e 3º ano do EM - Língua Portuguesa e redação

11/11
2ª,4ª,6ª,8ª séries do EF e 3º ano do EM - Matemática

12/11
6ª e 8ª séries do EF e 3º ano do EM - Ciências Humanas (apenas para rede estadual)

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