Tanto no sentido da necessidade quanto no da exatidão, a frase acima é cada vez mais necessária. Assim como em todas as áreas de atuação, também nas escolas torna-se imperativo planejar, definir metas, estabelecer critérios de avaliação e avançar - cada vez mais. O bom é que hoje pode-se atender a essa necessidade com muita exatidão.
São pesquisas didáticas sobre a importância da interação entre os estudantes para potencializar a aprendizagem de todos, são inúmeras experiências de pensar e pôr em práticas projetos pedagógicos em escolas, são redes municipais e estaduais dedicadas a definir expectativas de aprendizagem, são estudos sobre as maneiras mais eficazes de estruturar os planos de aula (na forma de atividades permanentes, sequências didáticas e projetos de ensino, as chamadas modalidades organizativas).
VEJA NA EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA NOVA ESCOLA:
São pesquisas didáticas sobre a importância da interação entre os estudantes para potencializar a aprendizagem de todos, são inúmeras experiências de pensar e pôr em práticas projetos pedagógicos em escolas, são redes municipais e estaduais dedicadas a definir expectativas de aprendizagem, são estudos sobre as maneiras mais eficazes de estruturar os planos de aula (na forma de atividades permanentes, sequências didáticas e projetos de ensino, as chamadas modalidades organizativas).
VEJA NA EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA NOVA ESCOLA:
PLANEJAMENTO
Engrenagem da boa Educação
Planejar é a forma mais eficaz de garantir a aprendizagem de todos os alunos
PROJETO PEDAGÓGICO
Oito questões essenciais
Respostas para as dúvidas que costumam surgir na hora de montar o famoso PPP
FALA, MESTRE!
"Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos"
Celso Vasconcellos fala do papel do coordenador pedagógico no processo
CURRÍCULO
O ponto de chegada
Conhecer o que os alunos vão precisar saber no fim do ano ajuda a definir boas estratégias de ação
SALA DE AULA
O quebra-cabeça das modalidades organizativas
Como distribuir atividades permanentes, sequências didáticas e projetos
INTERAÇÃO
As trocas que fazem a turma toda avançar
Ideias para potencializar o crescimento da turma, com tarefas individuais ou em grupo
AVALIAÇÃO
Ela ajuda a orientar a aprendizagem
Os diversos instrumentos à disposição para conferir se todos entenderam os conteúdos
INCLUSÃO
Cuidados especiais para alunos idem
Incluir é preciso - e existem ferramentas que podem auxiliar a resolver essa questão
FLEXIBILIDADE
Destino fixo, rota variável
Estar atento às mudanças de rumos é bem diferente de ter de apelar para a improvisação
DIA-A-DIA
Como fazer da rotina uma aliada
Sugestões para você organizar sua vida e fazer com que sua produção aumente (dentro e fora da sala)
PENSE NISSO
O melhor jeito de atrair os estudantes
Quer jovens compromissados? Monte um projeto afinado com a proposta curricular
REVISTA NOVA ESCOLAEngrenagem da boa Educação
Planejar é a forma mais eficaz de garantir a aprendizagem de todos os alunos
PROJETO PEDAGÓGICO
Oito questões essenciais
Respostas para as dúvidas que costumam surgir na hora de montar o famoso PPP
FALA, MESTRE!
"Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos"
Celso Vasconcellos fala do papel do coordenador pedagógico no processo
CURRÍCULO
O ponto de chegada
Conhecer o que os alunos vão precisar saber no fim do ano ajuda a definir boas estratégias de ação
SALA DE AULA
O quebra-cabeça das modalidades organizativas
Como distribuir atividades permanentes, sequências didáticas e projetos
INTERAÇÃO
As trocas que fazem a turma toda avançar
Ideias para potencializar o crescimento da turma, com tarefas individuais ou em grupo
AVALIAÇÃO
Ela ajuda a orientar a aprendizagem
Os diversos instrumentos à disposição para conferir se todos entenderam os conteúdos
INCLUSÃO
Cuidados especiais para alunos idem
Incluir é preciso - e existem ferramentas que podem auxiliar a resolver essa questão
FLEXIBILIDADE
Destino fixo, rota variável
Estar atento às mudanças de rumos é bem diferente de ter de apelar para a improvisação
DIA-A-DIA
Como fazer da rotina uma aliada
Sugestões para você organizar sua vida e fazer com que sua produção aumente (dentro e fora da sala)
PENSE NISSO
O melhor jeito de atrair os estudantes
Quer jovens compromissados? Monte um projeto afinado com a proposta curricular
EDIÇÃO ESPECIAL 024
Comentários