sábado, 21 de abril de 2018

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Documento Orientador para Sondagem de Matemática
Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar
 
A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma.

Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de Alfabetização e Interdisciplinar, tendo como foco o trabalho em sala de aula.

A sondagem de Matemática para o Ciclo de Alfabetização avaliará escrita numérica e resolução de problemas, na perspectiva da Teoria dos campos conceituais de Vergnaud. No Ciclo Interdisci­plinar, abordará somente a resolução de problemas, nessa mesma perspectiva.

A Matemática também faz parte do processo de alfabetização, sendo assim, não se pode dis­sociá-lo do da aquisição da escrita e leitura e, por conseguinte, do processo de aquisição de conheci­mento matemático.

Os professores poderão expandir a sondagem para outras áreas da Matemática, incluindo os eixos estruturantes (geometria, estatística, grandezas e medidas, probabilidade e álgebra) e, além desses, outros eixos articuladores (jogos e brincadeiras, processo matemáticos, conexões extramatemáticas) do Currículo da Cidade de Matemática para, assim, aproximar-se ainda mais da forma de pensar e do conhecimento dos estudantes. No entanto, para fins de registro no Sistema de Gestão Pedagógica – SGP, são solicitadas apenas as sondagens de números e de resolução de problema, já mencionadas anteriormente.
FONTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Nenhum comentário: