quinta-feira, 5 de abril de 2018

MINAS GERAIS - Plataforma online para o Fortalecimento da Coordenação Pedagógica

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) lança, nesta quinta-feira (5), por meio do portal da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, a página online voltada para o Fortalecimento da Coordenação Pedagógica e dedicada aos Especialistas de Educação Básica (EEB) da rede estadual de ensino.

A proposta, além de promover a formação dos profissionais, também é de dar visibilidade para aquilo que é destaque na função da Coordenação Pedagógica e para as boas experiências que acontecem nas escolas. No site da Escola de Formação, clicando na barra superior de navegação em “Portal Especialistas”, o educador encontra um menu com seis áreas principais:

Na aba “Em Foco”, estão as temáticas prioritárias de acompanhamento do EEB em cada bimestre, reforçando a importância do papel deste profissional na escola.

Nas abas “Sala de Leitura” e “Educação à Distância” serão publicados conteúdos ligados a essas temáticas prioritárias de forma a complementar a formação dos profissionais.

Em “Fórum”, os educadores participam de discussões e debates sobre questões importantes do processo pedagógico.

A aba “Coletivo de Educadores”, foi criada com o objetivo de fomentar e dar visibilidade a ações de destaque nas escolas e permitir a troca de ideias e experiências entre os especialistas, com a publicação de práticas inspiradoras na condução do processo pedagógico - experiências registradas por meio de vídeos.

Entre outros importantes conteúdos que constam no portal, está a opção “Destaques Institucionais”, que apresenta as principais ações pedagógicas que a Secretaria de Educação promove para implementação nas escolas.

Além do apoio de Subsecretarias, Superintendências, Coordenações e Diretorias da SEE, as equipes de cada Superintendência Regional de Ensino (SRE) também cumprem papel importante para reforçar o que é disponibilizado pela Escola de Formação no portal.

Para acessar todo o conteúdo exclusivo para especialistas no portal, os educadores precisam se cadastrar na opção “Perfil” e, para isso, é preciso ter o e-mail institucional (nome.sobrenome@educacao.mg.gov.br), que pode ser disponibilizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino (NTE/SREs), caso o servidor ainda não o possua.
 
FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Nenhum comentário: