Pular para o conteúdo principal

Como abordar a temática de música na aula de artes

O Brasil apresenta uma rica diversidade cultural, étnica e musical, de matrizes europeia, africana, indígena, entre outras, que se encontram incrustadas nas práticas da cultura popular brasileira, tonalizando um mosaico multicolorido dessa diversidade. Tal riqueza precisa estar presente na escola e nos demais espaços socioeducativos e comunitários, como conhecimento cultural e experiência estética.

Sendo assim, é fundamental que os professores da educação básica incluam elementos musicais em suas práticas, incorporadas à formação de crianças e jovens, contribuindo para desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos. Desde 2012, o conteúdo Música foi inserido como obrigatório dentro da disciplina de Artes na rede estadual de ensino, assim como dispõe a Lei Federal 11.769/2008. É importante ressaltar que música não é uma disciplina exclusiva, mas um conteúdo que fica sob responsabilidade do professor de Artes trabalhar, entre outras linguagens e expressões artísticas, como dança, desenho e teatro.

Há várias metodologias para se trabalhar a música na escola, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos, por exemplo. As atividades devem abordar a música de forma precisa e criativa, aproveitando a grande variedade de linguagens, riqueza de elementos e formatos em que ela pode estar inserida, no som puro da voz e dos instrumentos, em trilhas sonoras e videoclipes, podendo ser trabalhada até mesmo para discutir questões sociais, étnicas e políticas. Como, por exemplo, problematizando questões citadas nas letras; interpretação do texto e análise linguística; questões estruturais, como versos, estrofes e rimas; ou por meio de dramatização e/ou reprodução por desenhos.

A música como alternativa didática aguça o interesse do aluno, que, muitas vezes, sem perceber, se encontra totalmente envolvido no processo, uma vez que o conjunto de palavras contidas no texto, ou no ritmo da música é aproveitável em distintas temáticas como ponto de partida na construção do ensino. É preciso que os alunos compreendam a importância da linguagem musical para a expressão humana.

Com a ajuda da tecnologia, hoje estão à disposição conteúdos digitais e aplicativos educacionais, em diversas áreas do conhecimento, que podem auxiliar os professores nas aplicações das aulas, com vídeos, animações, áudios, jogos, infográficos, simuladores e atividades interativas. Alguns artistas também já investem em programas educacionais, oferecendo conhecimentos sobre música e ciência para crianças. É o caso da cantora islandesa Björk, que lançou em 2011 o aplicativo Biophilia (gratuito para sistema Android), que ajuda no ensino de música de forma lúdica e massiva, além de apresentar ao usuário um universo cheio de fenômenos naturais.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) também disponibiliza gratuitamente a ferramenta on-line Portal Escola Interativa, plataforma virtual que busca dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, auxiliando no planejamento e trabalho das competências, habilidades e conteúdos curriculares da Educação Básica nas diferentes áreas do conhecimento. Dentro da plataforma, os visitantes têm acesso a diversos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação Infantil, apresentados nas mais diversas mídias.

Uma boa aula de música inclui atividades de audição, percepção das variações sonoras e de produção musical (cantar, tocar, compor sequências rítmicas, improvisar sobre temas, relacionar música e dança etc.). O Portal Escola Interativa pode ajudar o professor a planejar as suas aulas, com a aplicação de diversos conteúdos, atividades de audição ativa; apreciação de obras musicais de diferentes épocas e lugares; atividades de percepção; a percussão corporal e com instrumentos; a apresentação de instrumentos musicais e da escala musical; a dança e as atividades de produção sonora. É possível planejar de acordo com os objetivos que deseja alcançar com a turma. Uma dica é oferecer às crianças informações sobre a história da música no decorrer das aulas.

Além da sala de aula

Minas Gerais é pioneiro na formação em música e é o único estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. São 12 Conservatórios Estaduais de Música (CEMs) mantidos pela SEE. Com o objetivo de atender a diversas regiões, o Estado conta com conservatórios nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro; em São João del-Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata; em Montes Claros, no Norte de Minas; Diamantina, no Vale do Jequitinhonha; e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado.

Os CEMs integram a rede de escolas estaduais e tem suas ações voltadas para a formação profissional de músicos em nível técnico, a educação musical e a difusão cultural. Atualmente, os conservatórios mineiros oferecem formação em teoria musical e canto ou instrumento, além de oficinas, palestras e recitais. Para atender a demanda de capacitação de professores de ensino regular e de requalificação de profissionais da música, as instituições também oferecem cursos livres de capacitação.

FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Currículo Paulista Etapa Ensino Médio

Confira a íntegra do documento do novo currículo do ensino médio de São Paulo     Resolução da homologação, feita no dia 3, foi publicada hoje em Diário Oficial; Currículo vai ser implementado nas escolas de forma gradual O Estado de São Paulo foi o primeiro do Brasil a aprovar um novo currículo do Ensino Médio alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O documento já está disponível na integra pode ser acessado aqui.

MG Designação 2015 - Classificação

30/12/2015 - Veja Designação 2016 24/04/2015 - Veja o Resultado Definitivo das Provas Objetivas do Concurso 06/04 - Ve ja o Resultado Preliminar do Concurso d e Professor 21/01/2015 - Chamada Inicial para Designação, com vigência a partir de 01/02/2015, de 28 até 30/01/2015 , conforme a Resolução SEE nº 2.7 41 de 20/01/2015 . Veja mais Classificação para Designação 2015 da Secretaria de Educação de Minas Gerais Pesquisa d a classificação por CPF OU Listagem do Cargo / Município As listagens classificatórias estão disponíveis no sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br, nas Superintendências Regionais de Ensino e nas escolas estaduais, conforme cronograma constante do Anexo i da Resolução 2.686 de 03 de Outubro de 2014. Cabe à Superintendência Regional de Ensino, por meio de sua Direção e da inspeção Escolar, na área de sua circunscrição, e à Direção da Unidade de Ensino, a divulgação do processo de inscrição de candidatos à designação para exercício de

SME SÃO PAULO - Concurso ATE - Gabarito de 20/10/2019

10/03/2020 - Confira a Classificação Definitiva 15/01/2020 - Confira a classificação prévia Gabarito de Prova de 20/10/2019 do Concurso Público de Ingresso para provimento, em caráter efetivo, de cargos vagos de Auxiliar Técnico de Educação, do Quadro de Apoio à Educação, do Quadro dos Profissionais de Educação da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo CONFIRA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS – COGEP CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, DO QUADRO DE APOIO À EDUCAÇÃO, DO QUADRO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO. EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO GABARITO

Colégio Embraer Juarez Wanderley (S.J. dos Campos) / Casimiro Montenegro Filho (Botucatu) - Turma 2013 - Gabaritos das Provas de 21/10/2012

PS 2014 - Veja o Gabarito da Prova de 10/11/2013 30/11/2012 - Consulta dos Resultados na página da Fundação Vunesp (Consulta Individual através do seu CPF) 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - JUAREZ WANDERLEY 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - CASIMIRO MONTENEGRO FILHO  A questão 42 foi ANULADA da Fundação Vunesp Provas / Gabaritos  Gabarito - Prova de Conhecimentos  Caderno de Questões - Prova de Conhecimentos  Caderno de Redação Conforme o Manual do Candidato : CLASSIFICAÇÃO Para fins de classificação, somente serão considerados habilitados os candidatos que, na prova de questões objetivas, tenham acertado, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e obtido a nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. S

Lista de blogs relacionados