Pular para o conteúdo principal

MG Designação 2016 - Começa hoje período de designação para as escolas estaduais

O processo, que acontece de 25 a 29/01/2016, é realizado para completar o quadro de pessoal das escolas da rede estadual para este ano letivo

O ano letivo nas escolas estaduais de Minas Gerais terá início no dia 11 de fevereiro, mas as unidades escolares e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) já estão trabalhando, desde o início deste mês, para receber os mais de dois milhões de estudantes e assegurar o pleno funcionamento das escolas. Hoje (25/01), foi aberta a chamada inicial para a designação de profissionais para atuarem nas escolas da rede estadual de ensino. A designação é feita para preencher, em caráter temporário, cargos vagos ou substituição quando não existir servidor efetivo que possa exercer tal função.

A Secretaria de Estado de Educação tomou algumas medidas importantes para garantir que o processo de designação ocorra de forma eficiente e ágil. Alguns procedimentos foram antecipados, como a definição do quantitativo de aulas e cargos. Outros procedimentos foram alterados, como a organização de micropolos, que permite que o professor participe de vários processos de designação em um mesmo local e horário. A disponibilização pelo site da Secretaria de Educação das vagas existentes foi outro avanço, bem como a designação em caráter excepcional para os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e de Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).

Entre os dias 13 e 15 de janeiro, as escolas fizeram a enturmação dos alunos e definiram o quantitativo de aulas e cargos necessários para seu funcionamento. Nesta semana, as escolas incluíram no Sistema de Designação de Pessoal (SYSADP) o saldo necessário para completar a composição do quadro da escola para análise, aprovação e autorização para designação dos profissionais. Os editais com as vagas disponíveis por escolas de todo o Estado podem ser consultados no site criado pela SEE para facilitar a consulta dos candidatos. (http://controlequadropessoal.educacao.mg.gov.br/divulgacao)
As vagas também são divulgadas por meio de editais afixados nas próprias escolas, nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e em locais públicos previamente definidos. No ato da designação, o candidato deverá apresentar, pessoalmente, as vias originais dos documentos previstos na resolução, entre eles os comprovantes de aprovação no concurso vigente e de habilitação ou qualificação para atuar na função a que concorre.

Perícia

Os candidatos à designação também deverão submeter-se a exames admissionais. Aqueles que se afastaram em licença para tratamento de saúde por período superior a 15 dias, consecutivos ou não, no ano passado, precisam apresentar o Resultado de Inspeção Médica (RIM) de aptidão realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional. Devido ao grande volume de candidatos que precisam realizar essa perícia, a SEE e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) autorizaram a apresentação do comprovante de agendamento da perícia admissional como válido para participar do processo de designação.

Várias medidas foram tomadas pela SEE para agilizar a composição do quadro da escola e facilitar o processo de designação. O processo acontece todo início de ano na rede estadual, mas neste ano o volume de vagas disponibilizadas será maior do que nos anteriores, devido ao desligamento dos servidores ex-efetivados pela Lei 100 em cumprimento à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrido em 31 de dezembro passado. A expectativa é de que sejam disponibilizadas mais de 140 mil vagas para todo o Estado.

Outra medida importante foi a orientação às SREs de organizarem os cronogramas das designações centralizadas por micropolos regionais. Na prática, processo de designação acontece da mesma forma que nos outros anos e os profissionais vão concorrer às vagas por escolas, de acordo com os editais de cada instituição. A diferença é que este ano, serão reunidas em um mesmo espaço, em escolas-polo, todas as unidades que ofertam vagas para determinada área ou disciplina, de forma que os candidatos possam participar, em um mesmo dia e local, de todas as designações que lhe interessam. Essa foi uma forma de facilitar o processo e evitar a peregrinação dos candidatos em várias escolas para concorrer às vagas e o cruzamento de horários entre as designações das escolas para a mesma disciplina.

Para garantir o funcionamento regular das escolas no mês de janeiro, a Secretaria de Estado de Educação autorizou a realização de designação em caráter excepcional para os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e de Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB), para exercício no período de 04/01 a 28/01/2016. Essa medida foi necessária nas escolas em que haviam servidores ex-efetivados pela Lei 100 e que foram desligados em 31 de dezembro do ano passado. Para o cargo comissionado de secretário de escola, também foi autorizada a designação em caráter excepcional para garantir a permanência desse servidor no cargo até o dia 29 de fevereiro.

No período de 1 a 5 de fevereiro, será realizada uma nova chamada de designação para preenchimento das vagas remanescentes.
FONTE: Secretaria de Educação de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Resolução CNE/CEB Nº 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

Publicado em 14/07/2010 Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais, e de conformidade com o disposto na alínea "c" do § 1º do artigo 9º da Lei no- 4.024/1961, com a redação dada pela Lei no- 9.131/1995, nos artigos 36, 36-A, 36-B, 36-C, 36-D, 37, 39, 40, 41 e 42 da Lei no- 9.394/1996, com a redação dada pela Lei no- 11.741/2008, bem como no Decreto no- 5.154/2004, e com fundamento no Parecer CNE/CEB no- 7/2010, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no DOU de 9 de julho de 2010, resolve: Art. 1º A presente Resolução define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho,

Currículo Paulista Etapa Ensino Médio

Confira a íntegra do documento do novo currículo do ensino médio de São Paulo     Resolução da homologação, feita no dia 3, foi publicada hoje em Diário Oficial; Currículo vai ser implementado nas escolas de forma gradual O Estado de São Paulo foi o primeiro do Brasil a aprovar um novo currículo do Ensino Médio alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O documento já está disponível na integra pode ser acessado aqui.

MG Designação 2015 - Classificação

30/12/2015 - Veja Designação 2016 24/04/2015 - Veja o Resultado Definitivo das Provas Objetivas do Concurso 06/04 - Ve ja o Resultado Preliminar do Concurso d e Professor 21/01/2015 - Chamada Inicial para Designação, com vigência a partir de 01/02/2015, de 28 até 30/01/2015 , conforme a Resolução SEE nº 2.7 41 de 20/01/2015 . Veja mais Classificação para Designação 2015 da Secretaria de Educação de Minas Gerais Pesquisa d a classificação por CPF OU Listagem do Cargo / Município As listagens classificatórias estão disponíveis no sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br, nas Superintendências Regionais de Ensino e nas escolas estaduais, conforme cronograma constante do Anexo i da Resolução 2.686 de 03 de Outubro de 2014. Cabe à Superintendência Regional de Ensino, por meio de sua Direção e da inspeção Escolar, na área de sua circunscrição, e à Direção da Unidade de Ensino, a divulgação do processo de inscrição de candidatos à designação para exercício de

Colégio Embraer Juarez Wanderley (S.J. dos Campos) / Casimiro Montenegro Filho (Botucatu) - Turma 2013 - Gabaritos das Provas de 21/10/2012

PS 2014 - Veja o Gabarito da Prova de 10/11/2013 30/11/2012 - Consulta dos Resultados na página da Fundação Vunesp (Consulta Individual através do seu CPF) 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - JUAREZ WANDERLEY 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - CASIMIRO MONTENEGRO FILHO  A questão 42 foi ANULADA da Fundação Vunesp Provas / Gabaritos  Gabarito - Prova de Conhecimentos  Caderno de Questões - Prova de Conhecimentos  Caderno de Redação Conforme o Manual do Candidato : CLASSIFICAÇÃO Para fins de classificação, somente serão considerados habilitados os candidatos que, na prova de questões objetivas, tenham acertado, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e obtido a nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. S

Lista de blogs relacionados