Pular para o conteúdo principal

Prova São Paulo começa hoje

da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Foto: Lilian Borges
A Prova São Paulo 2012 começa nesta segunda, 12, para cerca de 290 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, que farão a sexta edição do exame. Pela segunda vez, haverá um terceiro dia de testes com a prova de Ciências Naturais, além das disciplinas de Língua Portuguesa – Leitura e Produção de Texto e Matemática. A novidade deste ano é que os gestores educacionais responderão pesquisa sobre a logística de aplicação da prova e qualidade dos materiais.

Mais do que avaliar o desempenho dos estudantes, a Prova São Paulo é uma das grandes referências para o planejamento escolar nas escolas da rede municipal. Os alunos responderão questões de múltipla escolha, em todas as disciplinas, além de uma Produção de Textos, em Língua Portuguesa. A duração máxima das provas será de 3 horas e 30 minutos, incluindo um questionário de hábito de estudos, a ser aplicado no dia 14.

A ganhadora da licitação de 2012 foi a empresa Consulplan, que terá coordenadores locais em cada uma das 551 escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) participantes da avaliação.

Inclusão - Desde a primeira edição da Prova São Paulo, em 2007, alunos cegos ou com baixa visão têm a possibilidade de realizar os testes em braile, em provas com letras ampliadas ou recebem a ajuda de uma pessoa que faz a leitura para o estudante, profissional chamado de ledor ou escriba. A partir de 2011, estudantes com deficiência intelectual ou com deficiências múltiplas também recebem provas ajustadas para sua necessidade.

Já os alunos surdos, que têm como primeira língua a Libras – Língua Brasileira de Sinais -, recebem uma prova multimídia, para ser realizada nos laboratórios de informática das escolas. As questões são as mesmas dos alunos ouvintes, mas em quantidade inferior. Com um clique nas questões e outro nas alternativas, um vídeo apresenta cada um desses itens para o aluno, em Libras. Esta é uma produção inédita e exclusiva gravada para a Prova São Paulo.

Controle de Qualidade

A partir deste ano, os gestores educacionais passam a responder a uma pesquisa sobre a logística de aplicação da prova. Será um questionário online que abordará como foi o treinamento dado a todos os envolvidos, sobre a qualidade dos materiais, se o apoio à necessidade específica solicitada pela escola foi adequado e sobre a aplicação da prova em si.

Diretores, supervisores, coordenadores e professores das unidades também responderão a um questionário sobre a rotina escolar. Os pais ficarão com o questionário socioeconômico, e os alunos, com os de hábito de estudo.

Raio-x da Educação paulistana

A prova teve sua primeira edição em 2007, se tornando um instrumento importante de planejamento e de ação pedagógica para cada uma das escolas e para a gestão municipal de Educação. Ela permite, acima de tudo, corrigir deficiências e, a partir do conhecimento real de acertos e dificuldades dos alunos, promover o planejamento escolar da rede.

Veja quem fará a prova:


Ciclo I


Ciclo II

·  Todos os alunos dos 3º anos do ensino de nove anos

·  Todos os alunos dos 4º anos do ensino de oito anos

·  Todos os alunos do 4º anos PIC – Projeto Intensivo no Ciclo I

·  Por amostragem: os alunos do 4º ano do ensino de nove anos

·  Todos os alunos dos 2º e 4º anos do ensino de oito anos

·  Todos os alunos dos 1º ano com proficiência menor que 150, em Língua Portuguesa, em 2011

·  Por amostragem: os alunos dos 1º anos com proficiência maior ou igual a 150, na prova de Português de 2011 e alunos dos 3º anos do ensino de oito anos

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Resolução CNE/CEB Nº 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

Publicado em 14/07/2010 Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais, e de conformidade com o disposto na alínea "c" do § 1º do artigo 9º da Lei no- 4.024/1961, com a redação dada pela Lei no- 9.131/1995, nos artigos 36, 36-A, 36-B, 36-C, 36-D, 37, 39, 40, 41 e 42 da Lei no- 9.394/1996, com a redação dada pela Lei no- 11.741/2008, bem como no Decreto no- 5.154/2004, e com fundamento no Parecer CNE/CEB no- 7/2010, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no DOU de 9 de julho de 2010, resolve: Art. 1º A presente Resolução define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho,

Currículo Paulista Etapa Ensino Médio

Confira a íntegra do documento do novo currículo do ensino médio de São Paulo     Resolução da homologação, feita no dia 3, foi publicada hoje em Diário Oficial; Currículo vai ser implementado nas escolas de forma gradual O Estado de São Paulo foi o primeiro do Brasil a aprovar um novo currículo do Ensino Médio alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O documento já está disponível na integra pode ser acessado aqui.

MG Designação 2015 - Classificação

30/12/2015 - Veja Designação 2016 24/04/2015 - Veja o Resultado Definitivo das Provas Objetivas do Concurso 06/04 - Ve ja o Resultado Preliminar do Concurso d e Professor 21/01/2015 - Chamada Inicial para Designação, com vigência a partir de 01/02/2015, de 28 até 30/01/2015 , conforme a Resolução SEE nº 2.7 41 de 20/01/2015 . Veja mais Classificação para Designação 2015 da Secretaria de Educação de Minas Gerais Pesquisa d a classificação por CPF OU Listagem do Cargo / Município As listagens classificatórias estão disponíveis no sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br, nas Superintendências Regionais de Ensino e nas escolas estaduais, conforme cronograma constante do Anexo i da Resolução 2.686 de 03 de Outubro de 2014. Cabe à Superintendência Regional de Ensino, por meio de sua Direção e da inspeção Escolar, na área de sua circunscrição, e à Direção da Unidade de Ensino, a divulgação do processo de inscrição de candidatos à designação para exercício de

Colégio Embraer Juarez Wanderley (S.J. dos Campos) / Casimiro Montenegro Filho (Botucatu) - Turma 2013 - Gabaritos das Provas de 21/10/2012

PS 2014 - Veja o Gabarito da Prova de 10/11/2013 30/11/2012 - Consulta dos Resultados na página da Fundação Vunesp (Consulta Individual através do seu CPF) 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - JUAREZ WANDERLEY 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - CASIMIRO MONTENEGRO FILHO  A questão 42 foi ANULADA da Fundação Vunesp Provas / Gabaritos  Gabarito - Prova de Conhecimentos  Caderno de Questões - Prova de Conhecimentos  Caderno de Redação Conforme o Manual do Candidato : CLASSIFICAÇÃO Para fins de classificação, somente serão considerados habilitados os candidatos que, na prova de questões objetivas, tenham acertado, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e obtido a nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. S

Lista de blogs relacionados