Pular para o conteúdo principal

SP Professores e diretores da rede estadual podem participar de cursos da Plataforma Freire

São mais de 87 mil vagas em diversos cursos de extensão, aperfeiçoamento e de especialização para todo o País;
18 mil educadores paulistas já estão concorrendo às vagas

A Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) acaba de aderir ao Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), na modalidade formação continuada. O programa do Ministério da Educação (MEC) pretende contribuir para a melhoria da formação profissional dos educadores de todo o Brasil.

Com a adesão, a Secretaria passa a oferecer cursos de aperfeiçoamento, extensão e especialização para os professores e diretores em exercício das escolas públicas estaduais, disponíveis na Plataforma Freire.

Os cursos abrangem diversas áreas, e as aulas estão previstas para começar no segundo semestre deste ano. São 87.043 vagas oferecidas em todo o País, sendo que 8.310 são destinadas para professores do Estado de São Paulo.

Aproximadamente 18 mil educadores paulistas já estão concorrendo às vagas. Os demais interessados devem realizar sua pré-inscrição até o próximo dia 10, na internet ( http://freire.mec.gov.br/ ) . Em caso de dúvidas, os professores podem ligar, gratuitamente, para a Central de Atendimento do Ministério da Educação, no número 0800 616161.

Segundo a coordenadora da Escola de Formação de Professores, Vera Cabral, a Plataforma Freire é uma excelente forma de melhorar a qualidade no ensino público: “Os professores têm acesso a uma ampla gama de cursos de formação, ministrados em instituições renomadas, e voltados às necessidades de sala de aula”.

Sobre o Parfor e a Plataforma Freire

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é resultado de um conjunto de ações do MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, para ministrar cursos superiores gratuitos a professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Criada pelo MEC, a Plataforma Freire coloca em prática o Parfor. Nela os educadores escolhem os cursos de interesse, fazem inscrições, cadastram e atualizam seus currículos. Construída para ser uma ferramenta de fácil acesso do professor, a Plataforma também é informativa. Nelas, os docentes encontram uma série de dados, entre eles, as tabelas com a previsão de oferta de cursos, as instituições, as modalidades de formação. 

SEESP NOTÍCIAS

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Currículo Paulista Etapa Ensino Médio

Confira a íntegra do documento do novo currículo do ensino médio de São Paulo     Resolução da homologação, feita no dia 3, foi publicada hoje em Diário Oficial; Currículo vai ser implementado nas escolas de forma gradual O Estado de São Paulo foi o primeiro do Brasil a aprovar um novo currículo do Ensino Médio alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O documento já está disponível na integra pode ser acessado aqui.

MG Designação 2015 - Classificação

30/12/2015 - Veja Designação 2016 24/04/2015 - Veja o Resultado Definitivo das Provas Objetivas do Concurso 06/04 - Ve ja o Resultado Preliminar do Concurso d e Professor 21/01/2015 - Chamada Inicial para Designação, com vigência a partir de 01/02/2015, de 28 até 30/01/2015 , conforme a Resolução SEE nº 2.7 41 de 20/01/2015 . Veja mais Classificação para Designação 2015 da Secretaria de Educação de Minas Gerais Pesquisa d a classificação por CPF OU Listagem do Cargo / Município As listagens classificatórias estão disponíveis no sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br, nas Superintendências Regionais de Ensino e nas escolas estaduais, conforme cronograma constante do Anexo i da Resolução 2.686 de 03 de Outubro de 2014. Cabe à Superintendência Regional de Ensino, por meio de sua Direção e da inspeção Escolar, na área de sua circunscrição, e à Direção da Unidade de Ensino, a divulgação do processo de inscrição de candidatos à designação para exercício de

Colégio Embraer Juarez Wanderley (S.J. dos Campos) / Casimiro Montenegro Filho (Botucatu) - Turma 2013 - Gabaritos das Provas de 21/10/2012

PS 2014 - Veja o Gabarito da Prova de 10/11/2013 30/11/2012 - Consulta dos Resultados na página da Fundação Vunesp (Consulta Individual através do seu CPF) 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - JUAREZ WANDERLEY 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - CASIMIRO MONTENEGRO FILHO  A questão 42 foi ANULADA da Fundação Vunesp Provas / Gabaritos  Gabarito - Prova de Conhecimentos  Caderno de Questões - Prova de Conhecimentos  Caderno de Redação Conforme o Manual do Candidato : CLASSIFICAÇÃO Para fins de classificação, somente serão considerados habilitados os candidatos que, na prova de questões objetivas, tenham acertado, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e obtido a nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. S

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

Lista de blogs relacionados