Pular para o conteúdo principal

Trabalhar eventos culturais na escola ajuda criança a ter ideia de tempo

Muitos consideram maneira simplista de preencher o planejamento de aula.
No entanto, conceitos podem ser muito produtivos para os alunos.

Ana Cássia Maturano Especial para o G1

Foto: Arte G1 Foto: Arte G1

Comemorar eventos culturais ajuda a criança a desenvolver a noção de tempo (Foto: Arte G1)

O tempo passa. Há pouco falávamos do natal e ano novo. Agora, já vemos o país se organizar para o carnaval. Dizem que o ano começa mesmo após essa data. Alguns prolongam as férias de janeiro, emendando-as com a folia.


Essa festa geralmente acontece em fevereiro, às vezes, em março. Mas não tem jeito. Fevereiro ficou marcado como o mês do carnaval. Assim como outros fatos marcam outras épocas do ano: as festas caipiras em junho, e o natal em dezembro.


As escolas costumam trabalhar essas datas. Muitos torcem o nariz, considerando projetos assim uma mesmice, uma maneira simplista de preencher o planejamento. Pode ser mesmo que algumas instituições utilizem esses temas apenas com esse objetivo. Porém, dependendo do modo como forem trabalhados, podem ser de grande proveito para as crianças.

Um deles é justamente conhecer e perpetuar as tradições de um país. Elas são necessárias para a formação de um povo. Permitem que nos situemos dentro de uma cultura, com determinadas características que também são nossas. Ajuda a criarmos a noção de ser.


Por exemplo, agora no carnaval podemos trabalhar com os pequenos suas origens, o que significam as máscaras, como se forma uma escola de samba. Já na festa junina, entra-se em contato com comidas típicas da roça, com as quais nos deliciamos e nem sabemos de onde vieram. Sem contar as músicas e danças que não fazem parte do dia-a-dia, mas que já ouvimos em algum lugar _entramos em contato com aquilo que faz parte de nossas vidas em sua origem.

Música

Já que falamos em música – e esses diferentes eventos têm as suas próprias – elas possibilitam trabalhar coisas fundamentais. Além de introduzir a criança na poesia através das letras, ajudam no desenvolvimento do ritmo e na discriminação e consciência dos sons _pré-requisitos para o aprendizado da leitura e da escrita. Esses são só alguns exemplos.


Quando comemoramos os diferentes eventos culturais ao longo do ano, incluindo os do círculo familiar, também ajudamos as crianças a desenvolverem a noção de tempo. Sabem que antes da Páscoa vem o carnaval. E que antes de seu aniversário, acontece determinada comemoração. Pouco a pouco, vão construindo a noção de meses e anos, do antes e depois. Até porque, determinadas coisas só ocorrem uma vez ao ano e essa cronologia propicia que pautemos nossa vida por nos situarmos no tempo.

Integração

Sendo referência de nossa existência, termos consciência dessa dimensão ajuda a nos sentirmos mais integrados – não estamos soltos num tempo qualquer. É só pensarmos da necessidade de uma rotina em nossas vidas.


Daí também a importância, voltando ao início do que falamos, de nos apreendermos de nossa cultura. Ela nos ajuda a conhecermos quem somos e a desenvolvermos nossa identidade. Existo num tempo e num lugar. Lugar esse que tem determinadas características.


Sendo assim, as escolas devem ter seus projetos envolvendo datas. Com muita seriedade. Além das diversas possibilidades pedagógicas, eles são importantes por ajudarem no nosso desenvolvimento pessoal.

(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Resolução CNE/CEB Nº 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

Publicado em 14/07/2010 Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais, e de conformidade com o disposto na alínea "c" do § 1º do artigo 9º da Lei no- 4.024/1961, com a redação dada pela Lei no- 9.131/1995, nos artigos 36, 36-A, 36-B, 36-C, 36-D, 37, 39, 40, 41 e 42 da Lei no- 9.394/1996, com a redação dada pela Lei no- 11.741/2008, bem como no Decreto no- 5.154/2004, e com fundamento no Parecer CNE/CEB no- 7/2010, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no DOU de 9 de julho de 2010, resolve: Art. 1º A presente Resolução define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho,

Currículo Paulista Etapa Ensino Médio

Confira a íntegra do documento do novo currículo do ensino médio de São Paulo     Resolução da homologação, feita no dia 3, foi publicada hoje em Diário Oficial; Currículo vai ser implementado nas escolas de forma gradual O Estado de São Paulo foi o primeiro do Brasil a aprovar um novo currículo do Ensino Médio alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O documento já está disponível na integra pode ser acessado aqui.

MG Designação 2015 - Classificação

30/12/2015 - Veja Designação 2016 24/04/2015 - Veja o Resultado Definitivo das Provas Objetivas do Concurso 06/04 - Ve ja o Resultado Preliminar do Concurso d e Professor 21/01/2015 - Chamada Inicial para Designação, com vigência a partir de 01/02/2015, de 28 até 30/01/2015 , conforme a Resolução SEE nº 2.7 41 de 20/01/2015 . Veja mais Classificação para Designação 2015 da Secretaria de Educação de Minas Gerais Pesquisa d a classificação por CPF OU Listagem do Cargo / Município As listagens classificatórias estão disponíveis no sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br, nas Superintendências Regionais de Ensino e nas escolas estaduais, conforme cronograma constante do Anexo i da Resolução 2.686 de 03 de Outubro de 2014. Cabe à Superintendência Regional de Ensino, por meio de sua Direção e da inspeção Escolar, na área de sua circunscrição, e à Direção da Unidade de Ensino, a divulgação do processo de inscrição de candidatos à designação para exercício de

Colégio Embraer Juarez Wanderley (S.J. dos Campos) / Casimiro Montenegro Filho (Botucatu) - Turma 2013 - Gabaritos das Provas de 21/10/2012

PS 2014 - Veja o Gabarito da Prova de 10/11/2013 30/11/2012 - Consulta dos Resultados na página da Fundação Vunesp (Consulta Individual através do seu CPF) 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - JUAREZ WANDERLEY 30/11/2012 - Confira a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo Turma 2013 do COLÉGIO EMBRAER - CASIMIRO MONTENEGRO FILHO  A questão 42 foi ANULADA da Fundação Vunesp Provas / Gabaritos  Gabarito - Prova de Conhecimentos  Caderno de Questões - Prova de Conhecimentos  Caderno de Redação Conforme o Manual do Candidato : CLASSIFICAÇÃO Para fins de classificação, somente serão considerados habilitados os candidatos que, na prova de questões objetivas, tenham acertado, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e obtido a nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. S

Lista de blogs relacionados