Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Estado da Educação deixa cardápio de escolas mais nutritivo

A Secretaria de Estado da Educação inicia o ano letivo de 2009 com uma novidade à mesa de cerca de 1 milhão de alunos. Todos que recebem merenda em escolas estaduais terão um novo cardápio, elaborado especificamente para melhorar a nutrição dos estudantes. Além de barras de cereais sem gordura trans, os alunos agora terão no cardápio “super salsichas”, com quelato, além de menos sal e gordura.

As duas novidades serão agregadas ao cardápio de 1.636 escolas estaduais que recebem merenda – o restante de escolas recebe merenda de maneira descentralizada, via prefeituras. São dois tipos de novas salsichas: 1- com 50% menos sal e gordura; 2- com 50% menos sal e gordura e com quelato, componente que permite que o cálcio e o ferro do alimento sejam igualmente absorvidos pelo organismo.

Já as barras de cereais, com chocolate, são livres de gordura trans. Diferentes das tradicionais barras de cereais encontradas no mercado, as servidas nas escolas estaduais apresentam menos gordura e não contêm gordura trans, já que são feitas com óleo de palma.

“Em ambos os casos fizemos testes em escolas estaduais. O sucesso foi imediato, com 95% de aprovação. Os novos produtos irão complementar o cardápio que inclui arroz, feijão, purê de batata, macarrão, enfim, uma série de opções”, afirma o coordenador Departamento de Suprimento Escolar (DSE) a Secretaria, Orlando Gerola.

A Secretaria define cinco tipos de cardápios a cada bimestre,para duração de 8 semanas. Após isso, muda-se o cardápio, alterando as opções entre os pratos.

De acordo com as normas nacionais e internacionais de nutrição, a merenda escolar deve suprir no mínimo 15% das necessidades diárias de nutrientes de crianças e adolescentes. “Em idade escolar é preciso consumir quantidades ideais de cálcio e ferro. Por isso buscamos produtos balanceados que ofereçam os nutrientes necessários para o crescimento forte e saudável de nossos alunos”, afirma Monika Manfrini Ferraz Nogueira, nutricionista do DSE.

A nutricionista diz ainda que o crescimento corporal e o desenvolvimento dos ossos, dos músculos, e do sangue durante a fase escolar fazem com que crianças e adolescentes necessitem de dieta proporcionalmente mais nutritiva que adultos. De acordo com a especialista, crianças entre sete e dez anos devem ingerir por dia cerca de 2 mil calorias. Já para os jovens com idade entre 11 e 14 anos a dieta diária deve ser de 2.500 calorias.

“A alimentação escolar deve ser equilibrada, saudável e saborosa. Salsichas e barras de cereais são alimentos que crianças e adolescentes adoram, têm uma grande aceitação”, comenta a nutricionista.

* Clique aqui e veja o valor nutricional dos produtos



Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

OBMEP 2017 - Gabarito da 1ª Fase

Gabarito da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2017 Obmep divulga as provas e soluções da 1ª fase CONFIRA A lista dos alunos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada em 11 de agosto no site da OBMEP. Na segunda fase os alunos com as maiores notas fazem uma prova discursiva. Os participantes são divididos em três níveis: no primeiro, estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; no segundo, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e no terceiro, estudantes do ensino médio. Os alunos recebem medalha de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa, de acordo com suas notas. Os medalhistas também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que inclui bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição, os alunos da rede privada irão receber suas próprias medalhas e certificados, além de poderem participar do progr

PR PSS 2023 Edital 70/2022 Professor em Educação Profissional e TILS - Classificação provisória

21/12/2022 - Confira o  Edital nº 84/2022 - GS/SEED Classificação final  e a página SEED Classificação Final - PSS 2023 Classificação Provisória PSS 2023 Professor e Professor Pedagogo em Educação Profissional e Técnica e como Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – TILS da Secretaria da Educação do Paraná Confira a Classificação Provisória Resultado da Classificação Provisória por NRE  e  Classificação Estado O candidato deve conferir a sua pontuação e se ela está de acordo com o Comprovante de Inscrição. O comprovante de inscrição pode ser impresso no endereço  www.pss.pr.gov.br . Siga as instruções que constam no  item 10 do Guia de Inscrição . Somente tem validade o Comprovante de Inscrição emitido após a data da classificação provisória.

PR PSS 2021 Auxiliar de Serviços Gerais - Classificação final

20/09/2021 - Confira a  classificação final - Assistente Administrativo Classificação Final do Processo Seletivo para Auxiliar de Serviços Gerais – PSS 2021 da Secretaria da Educação do Paraná Classificação Final Em virtude de solicitação de análises de recursos, a Classificação Final do Edital 49/2021 - GS/SEED, de Assistente Administrativo, será divulgada em 20 de setembro de 2021. Quando serei convocado para apresentar os títulos? A partir desta publicação final o candidato deverá acompanhar as convocações, que ocorrem de acordo com a necessidade de cada estabelecimento e município do seu NRE. Mantenha o seu email sempre atualizado, pois será enviado um Aviso de Convocação. Este aviso não dispensa o candidato de acompanhar as publicações da sua inscrição pelo site do NRE.

MINAS GERAIS RESOLUÇÃO SEE Nº 3.995, DE 24/10/2018 - Critérios e Procedimentos da DESIGNAÇÃO 2019

Veja Designação Online 2019 Veja Cronograma para Composição do Quadro de Pessoal Leia Orientações Complementares - TILS Leia Orientações Complementares Veja Designação 2019 RESOLUÇÃO SEE Nº 3.995, DE 24 DE OUTUBRO DE 2018 . Dispõe sobre critérios e define procedimentos para inscrição, classificação e designação de candidatos para o exercício de função pública na Rede Estadual de Ensino da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) . O SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade de definir critérios e procedimentos para inscrição, classificação e designação de candidatos para o exercício de função pública na Rede Estadual de Ensino,  RESOLVE: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art . 1º – Serão abertas anualmente inscrições para a designação de candidatos ao exercício de função pública nas escolas da rede Estadual de Ensino e nas Superintendências regionais de Ensino (SRE), nos ter

Lista de blogs relacionados