Pular para o conteúdo principal

Professores do RJ darão aulas com microfone

Os professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro passarão a dar aulas utilizando microfones. A distribuição dos 20.420 amplificadores com microfones sem fio começa a ser feita na próxima semana.

A medida que vai beneficiar 1,6 mil escolas estaduais foi adotada para auxiliar os professores a ministrar aulas oferecendo mais condições de evitar problemas vocais. Uma das propostas é reduzir o índice de licenças médicas dos docentes por problemas nas cordas vocais, que até o final de 2008 era responsável pelo afastamento de mais de 3 mil profissionais das salas de aula.

Os amplificadores e microfones devem chegar às escolas a partir do dia 3 de fevereiro. Na data, o governador carioca Sérgio Cabral e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inauguram o Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos - primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a ser entregue no Estado.

O retorno às aulas no Rio de Janeiro está programado para o dia 9, quando a maioria das instituições de ensino pertencentes ao Estado deverão estar com os equipamentos disponíveis. Os kits comprados são formados por dois microfones sem fio, um tipo bastão e outro de lapela, uma caixa amplificada - com capacidade acústica para 100 pessoas em ambiente fechado -, bateria recarregável e bolsa-tiracolo. O equipamento ainda conta com entradas auxiliares para CD e MD.

De acordo com levantamentos da Secretaria de Estado de Educação, os problemas de saúde decorrentes do uso excessivo da voz em salas de aula atingem, principalmente, os professores com mais tempo de serviço. A intenção do órgão é poupar o esforço dos mestres mais experientes e prevenir problemas nos novos docentes.

O uso de microfones e amplificadores já é difundido entre profissionais da rede municipal de Niterói, município onde 2 mil professores são incentivados a adquirir esse equipamento pelo Programa Saúde Vocal, da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

O Dia Online

26/01/2009


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

OBMEP 2017 - Gabarito da 1ª Fase

Gabarito da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2017 Obmep divulga as provas e soluções da 1ª fase CONFIRA A lista dos alunos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada em 11 de agosto no site da OBMEP. Na segunda fase os alunos com as maiores notas fazem uma prova discursiva. Os participantes são divididos em três níveis: no primeiro, estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; no segundo, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e no terceiro, estudantes do ensino médio. Os alunos recebem medalha de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa, de acordo com suas notas. Os medalhistas também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que inclui bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição, os alunos da rede privada irão receber suas próprias medalhas e certificados, além de poderem participar do progr

PR PSS 2023 Edital 70/2022 Professor em Educação Profissional e TILS - Classificação provisória

21/12/2022 - Confira o  Edital nº 84/2022 - GS/SEED Classificação final  e a página SEED Classificação Final - PSS 2023 Classificação Provisória PSS 2023 Professor e Professor Pedagogo em Educação Profissional e Técnica e como Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – TILS da Secretaria da Educação do Paraná Confira a Classificação Provisória Resultado da Classificação Provisória por NRE  e  Classificação Estado O candidato deve conferir a sua pontuação e se ela está de acordo com o Comprovante de Inscrição. O comprovante de inscrição pode ser impresso no endereço  www.pss.pr.gov.br . Siga as instruções que constam no  item 10 do Guia de Inscrição . Somente tem validade o Comprovante de Inscrição emitido após a data da classificação provisória.

PR PSS 2021 Auxiliar de Serviços Gerais - Classificação final

20/09/2021 - Confira a  classificação final - Assistente Administrativo Classificação Final do Processo Seletivo para Auxiliar de Serviços Gerais – PSS 2021 da Secretaria da Educação do Paraná Classificação Final Em virtude de solicitação de análises de recursos, a Classificação Final do Edital 49/2021 - GS/SEED, de Assistente Administrativo, será divulgada em 20 de setembro de 2021. Quando serei convocado para apresentar os títulos? A partir desta publicação final o candidato deverá acompanhar as convocações, que ocorrem de acordo com a necessidade de cada estabelecimento e município do seu NRE. Mantenha o seu email sempre atualizado, pois será enviado um Aviso de Convocação. Este aviso não dispensa o candidato de acompanhar as publicações da sua inscrição pelo site do NRE.

Lista de blogs relacionados